Em Cachoeira do Arari, como em toda a ilha do Marajó, ainda hoje a população procura seus pajés para tratar dos males do corpo, e do espírito.
Neste vídeo você vai conhecer um pouco da pajelança marajoara: uma sessão de cura no terreiro de Dona Dica Gita, uma cerimônia de desenvolvimento na casa de Seo Raimundo, e três entrevistas concedidas à pesquisadora Karla de Oliveira: uma com Seo Raimundo sobre sua atuação como pajé na comunidade, outra com Dona Anita sobre sua formação na pajelança, e uma terceira com mestre Antônio Madureira, músico e compositor de carimbó e boi-bumbá, sobre a coleção de pajelança d'O Museu do Marajó.
Roteiro: Karla de Oliveira e Paulo DeCarvalho
Câmera e edição: Paulo DeCarvalho
Este vídeo integra a dissertação de Mestrado "CURANDEIROS E PAJÉS NUMA LEITURA MUSEOLÓGICA O Museu do Marajó Pe. Giovanni GAllo - PA" de Karla Cristina Damasceno de Oliveira.
A dissertação foi submetida ao corpo docente do Programa de Pósgraduação em Museologia e Patrimônio, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -- UNIRIO e Museu de Astronomia e Ciências Afins -- MAST/MCT, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Museologia e Patrimônio.
A dissertação foi aprovada pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Borges (PPG-PMUS/MAST - Orientador), pelo Prof. Dr. Márcio D'Olne Campos (PPG-PMUS), e pela Profa. Dra. Alda Lúcia Heizer (Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro), em março de 2012.
